
Compta Business Solutions participou no 25º aniversário do CCG
Decorreu nos passados dias 22 e 23 de novembro as Jornadas de Inovação do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho onde esteve presente um vasto painel de professores e investigadores de elevada qualidade e onde foram apresentados projetos de inovação a nível nacional e Internacional. A Compta Business Solutions, através da participação do seu Administrador Emanuel Serrano, apresentou o seu projeto de Inovação AGATHA.
A sociedade apresenta um paradigma cada vez mais digital, em que as relações pessoais nascem e mantém-se no ciberespaço, existindo um fenómeno crescente da partilha nas redes sociais, em blogs ou fóruns, torna-se inevitável considerar o ciberespaço como um dos principais pontos de contacto da nossa sociedade.
Os temas debatidos nos canais digitais são cada vez mais diversos, muitos com fins recreativos e de partilha de informação, com boas intenções, mas assistimos ao aumento de movimentos contrários no campo da atividade criminal.
É da necessidade da rápida identificação e análise de indícios e padrões suspeitos que o projeto AGATHA nasce. Sendo uma ferramenta OSINT recolhe e processa conteúdos em fontes abertas de forma a auxiliar equipas de investigação na recolha de indícios e de provas. Neste campo os desafios são muitos e variados, desde da complexidade de recolha de conteúdos, do processamento dos diversos formatos recolhidos, nos algoritmos de deteção e identificação de pessoas e objetos, na transcrição de áudio e no processamento do texto recolhido ou processado. É uma realidade que neste meio Digital o volume de dados pode rapidamente crescer para volumes consideráveis. Para que seja possível a análise e o processamento da informação recolhida, é necessário recorrer a técnicas e ferramentas de tratamento e apresentação da informação.
O projeto AGATHA vem auxiliar o investigador, na análise deste mundo de informação, não o “inundando” de conteúdos. Esperamos que o sucesso do AGATHA possa ser medido pela redução dos tempos de investigação e pela qualidade da informação recolhida e tratada como prova ou como pista para novas investigações. O sucesso do projeto AGATHA terá que ser atribuído às equipas multidisciplinares de diversas entidades, do universo empresarial e académico, que compõem a equipa que aceitou o desafio de criar uma ferramenta que possa ter impacto na segurança da nossa sociedade. A Compta Buiness Solutions, na qualidade de principal promotor, co-responsável pela orquestração e pela interface da solução, a VoiceInteraction com responsabilidades do processamento de áudio e co-responsável com a orquestração, a CCG com o processamento de imagem e vídeo e a Universidade de Évora com o processamento de texto, compõem a equipa que irá levar o projeto AGATHA ao sucesso desejado (social, académico e comercial).